JUNTA COMERCIAL SUBSTITUI PROCEDIMENTOS EM PAPEL POR REGISTRO DIGITAL

Postado por Sescon ES em 23/04/2019 | Categoria: Sem categoria - 2 Comentários

Com a implementação da funcionalidade, os processos de abertura, alteração e demais arquivamentos passam a tramitar somente pelo meio digital
 
A tramitação dos processos na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees) ficará ainda mais ágil a partir de agosto deste ano. É o que prevê a Resolução Nº 001/2019 do plenário da Jucees, que implantará o registro e arquivamento de atos por meio digital.
Com a implementação da funcionalidade, os processos de abertura, alteração e demais arquivamentos na Jucees passam a tramitar somente pelo meio digital. A medida vai ao encontro do decreto do Governo do Estado que institui o Sistema de Gestão de Documentos Arquivísticos Eletrônicos (e-Docs).
A presidente da Jucees, Letícia Rangel Serrão Chieppe, explica que a medida tem por objetivo facilitar a vida do empreendedor capixaba. “Agora será possível que o ato seja assinado pelo empresário de qualquer lugar que ele esteja e com maior segurança jurídica”, afirma.
Para a presidente, a adesão do registro digital é um grande passo na desburocratização do ambiente de negócios no Estado. Um dos benefícios ao empresário é que o julgamento dos processos ocorre de forma mais rápida, não sendo mais necessário seu deslocamento até à Jucees. Além disso, o processo digital afasta possibilidade de fraude em assinaturas, uma vez que os arquivamentos dos atos serão realizados por meio do Portal Simplifica, utilizando certificado digital A1 ou A3.
 
Dispensa
São dispensados da obrigatoriedade de registro digital na Jucees os processos que tenham sido arquivados em layout de papel em outras Juntas Comerciais, bem como outros procedimentos que tenham limitação técnica dentro do Simplifica ES.
Os documentos apresentados em data anterior à implantação e que tenham sido objeto do lançamento de exigências também terão seus trâmites preservados no formato de papel até sua conclusão.
 
Cronograma
De acordo com o cronograma de implantação do registro digital, as inscrições/atos constitutivos/constituições das naturezas jurídicas Empresário Individual, Eireli e LTDA têm início previsto para o mês de agosto. Já alteração, ata e outros arquivamentos têm implementação prevista para setembro. Para as demais naturezas jurídicas, a Jucees apresentará novo cronograma até o final do segundo semestre deste ano.
 
Texto: Andressa Ventura
 
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Alexandre Lemos
(27) 3347-5128
alexandre.junior@sefaz.es.gov.br
 
Fonte: www.jucees.es.gov.br
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Thais Menezes Leão
Thais Menezes Leão
2 anos atrás

Bom dia.

Gostaria de tirar a seguinte duvida. Os processos serão assinados digitalmente por meio de A1 e A3, conforme a matéria acima. Então todos os sócios das empresas que irão constituir e/ou alterar e baixar, necessitarão de ter o seu próprio certificado digital para realizarem a assinatura?

Instituições Financeiras

Listagens com os bancos em todo território nacional e créditos para empresa.

Consulte Aqui

Modelos de Documentos

Modelos de Contratos, Procurações, Declarações, Requerimentos e muito mais.

Consulte Aqui

Emissão de Notas Fiscais

Tire suas dúvidas sobre emissão de notas fiscais em vários estados brasileiros.

Consulte Aqui

Programação

Confira nossa programação de palestras e eventos. Clique aqui e faça sua inscrição.

Consulte Aqui

Tabelas Práticas

Tabelas trabalhistas, do Simples Nacional e outras.

Agenda de Obrigações

Confira nossas agendas de obrigações fiscais.

Facilitador Contábil

Links variados de utilidade contábil e empresarial.

Certidões Negativas

Certidões, Dívida Ativa, Simples, Previdência Social.

Desenvolvido por Sitecontabil 2017 - Todos os Direitos Reservados - [ ]