Luciana Diniz apresenta mudanças na NR-1, riscos psicossociais e seus impactos para as empresas

Postado por Sescon ES em 27/10/2025 | Categoria: Sem categoria -

A palestrante Luciana Diniz é Advogada Especialista na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, com atuação do direito trabalhista, sindical, conselheira técnica na Organização Internacional do Trabalho (OIT), suplente na Comissão Tripartite Paritária Permanente e no conselho curador do FGTS.

A especialista iniciou com dados da Organização Mundial da Saúde (OMG) sobre trabalho e saúde mental. Segundo a agência, 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos globalmente, a cada ano, em decorrência de ansiedade e depressão. Por esse motivo, a palestrante reforça que a temática da saúde mental é uma pauta para além do trabalho.

Os riscos psicossociais e as mudanças da Norma Regulamentadora 01 (NR-1) foram mostrados, detalhando novas perspectivas, oportunidades e impactos para as empresas e as relações de trabalho. Os riscos abrangem fatores ligados à organização e às relações de trabalho — como jornadas excessivas, metas abusivas, assédio moral, falta de apoio ou autonomia — que podem afetar a saúde mental e física dos trabalhadores.

Com a nova alteração, as empresas deverão identificar, avaliar e adotar medidas preventivas para esses riscos, registrando todas as ações em seus programas de segurança e saúde no trabalho.

Especialistas apontam que as mudanças representam um avanço na proteção da saúde mental no ambiente corporativo, mas também impõem novos desafios: adequação de processos, capacitação de lideranças e investimentos em clima organizacional. A omissão pode gerar autuações e aumentar custos com afastamentos, rotatividade e produtividade reduzida.

A atualização da NR-1 sinaliza uma mudança cultural: a partir de agora, a saúde ocupacional passa a incluir o bem-estar psicológico como parte essencial da gestão de segurança e desempenho das empresas.

Fonte: FENACON

Os comentários estão fechados.

0 Comentários para "Luciana Diniz apresenta mudanças na NR-1, riscos psicossociais e seus impactos para as empresas"

Instituições Financeiras

Listagens com os bancos em todo território nacional e créditos para empresa.

Consulte Aqui

Modelos de Documentos

Modelos de Contratos, Procurações, Declarações, Requerimentos e muito mais.

Consulte Aqui

Emissão de Notas Fiscais

Tire suas dúvidas sobre emissão de notas fiscais em vários estados brasileiros.

Consulte Aqui

Programação

Confira nossa programação de palestras e eventos. Clique aqui e faça sua inscrição.

Consulte Aqui

Tabelas Práticas

Tabelas trabalhistas, do Simples Nacional e outras.

Agenda de Obrigações

Confira nossas agendas de obrigações fiscais.

Facilitador Contábil

Links variados de utilidade contábil e empresarial.

Certidões Negativas

Certidões, Dívida Ativa, Simples, Previdência Social.

Desenvolvido por Sitecontabil 2017 - Todos os Direitos Reservados - [ ]