NOTA DE ESCLARECIMENTO AS EMPRESAS ASSOCIADAS E REPRESENTADAS – Aditivo CCT 2016/2018

Postado por Sescon ES em 25/08/2017 | Categoria: SESCON-ES - Sem Comentários

Considerando o disposto na Cláusula Terceira, Parágrafo Sexto; e Cláusula Nona, Parágrafo Quarto, ambos da Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2018, o SESCON-ES vem esclarecer as empresas associadas e representadas, alguns pontos importantes que estão impactando a conclusão da negociação coletiva em andamento.

O SESCON-ES através de sua Comissão de Negociação, no mês de Julho de 2017, iniciou diálogo com o SINDICES e vem envidando esforços para fechar o Aditivo à CCT 2016/2018 com o o percentual de reajuste a ser aplicado neste mês de agosto/2017.

O cenário em que esta negociação se dá, registra inflação acumulada nos últimos 12 meses, com base no IGP-M/FGV, negativa em -1,66%, sendo este índice a principal referência nos reajustes de contratos dos empresários contábeis com seus clientes. Ressalte-se que as estatísticas de demissões nestes dois últimos anos nas empresas de contabilidade foram notórias, motivadas, principalmente, pelo fechamento de empresas e solicitações de reduções de honorários por parte dos clientes. Além disso, passamos por um crítico momento na economia do País, fato este de pleno conhecimento, exigindo reflexão e prudência.

Logo, a importante ação neste momento é de manter a empregabilidade dos colaboradores e envidar esforços para que a economia melhore e possamos voltar a criar novos postos de trabalho.

Com este panorama, cumpre atentar, ainda, que o impacto do reajuste salarial no custo do empregador deve sempre considerar os seus reflexos nos encargos em geral (13º, férias, INSS, FGTS, etc. em torno de 80%), ou seja: um reajuste, por exemplo, de 2,5% em um salário de 1.200,00 + tickets, irá corresponder ao custo final de 5,22%.

De qualquer forma a negociação com prudência não pode ser taxada de intransigência, motivo porque, recorre-se a mediação no Ministério do Trabalho para que se busque adotar a justa medida do possível.

Dolores de Fatima Moraes Zamperlini
Presidente do SESCON/ES

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Instituições Financeiras

Listagens com os bancos em todo território nacional e créditos para empresa.

Consulte Aqui

Modelos de Documentos

Modelos de Contratos, Procurações, Declarações, Requerimentos e muito mais.

Consulte Aqui

Emissão de Notas Fiscais

Tire suas dúvidas sobre emissão de notas fiscais em vários estados brasileiros.

Consulte Aqui

Programação

Confira nossa programação de palestras e eventos. Clique aqui e faça sua inscrição.

Consulte Aqui

Tabelas Práticas

Tabelas trabalhistas, do Simples Nacional e outras.

Agenda de Obrigações

Confira nossas agendas de obrigações fiscais.

Facilitador Contábil

Links variados de utilidade contábil e empresarial.

Certidões Negativas

Certidões, Dívida Ativa, Simples, Previdência Social.

Desenvolvido por Sitecontabil 2017 - Todos os Direitos Reservados - [ ]