Práticas Empresariais – Qualificação Profissional

Plano de

Curso

Práticas Empresariais

 

Qualificação Profissional

 

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

 

Segmento: Gestão

 

2023

 


1.

 

Identificação do Curso

 

Título do Curso: Práticas Empresariais

Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Segmento: Gestão

Carga Horária: 160 horas

 

2.

 

Requisitos e Formas de Acesso[1]

               

Requisitos de acesso:

 

Documentos exigidos para matrícula:

 

Caso existirem. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF quando for o caso.

 

3.

 

Justificativa e Objetivos

 

Em tempos de mudanças na economia mundial e nacional o exercício profissional do contabilista se torna ainda mais valorizado, as instituições buscam nesses profissionais a garantia da integridade e legalidade dos registros das transações havidas decorrentes de suas atividades profissionais.

Atualmente, além de todos os desafios, vemos uma nova demanda surgir para o setor da contabilidade: a adaptação das atividades contábeis à transformação digital além da apropriação de ações multidisciplinares e transversais, como conhecimento fiscais, gestão financeira entre outros saberes.

Nesse cenário, esse profissional contribui oferecendo orientações para os empreendedores otimizarem os processos financeiros e contábeis da empresa. Portanto, justifica-se a oferta dessa formação que possibilita o desenvolvimento de competências, por meio de metodologias e estratégias aplicadas aos processos de trabalho da área de contabilidade e de demais rotinas relacionadas e submetidas ao tratamento contábil atual das organizações.

 

Objetivo geral:

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados. 

 

Objetivos específicos:

 

4.

 

Perfil Profissional de Conclusão

 

O aluno que concluir o curso Práticas Empresariais é o profissional que sob supervisão de um contador, é responsável pela classificação, conferência e guarda de documentos de origem contábil e financeira, elaboração de guias para o recolhimento de tributos e outras obrigações acessórias, execução de controle financeiro de contratos, rotinas trabalhistas, fiscais e patrimoniais. Esse profissional atua em diferentes organizações, públicas ou privadas, de diversos portes em conformidade com a legislação contábil Brasileira e normas internacionais, suportado por técnicas, métodos, ferramentas e sistemas de tecnologia específicas de sua área de atuação.

 

O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas Marcas reforçam o compromisso da instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Gestão e Negócios, cuja natureza é “gerir” e pertence ao segmento Gestão.

A seguir estão as competências que compõem o perfil do Curso Práticas empresariais:

 

5.

 

Organização Curricular

 

O Modelo Pedagógico Senac estrutura o currículo do curso Práticas Empresárias com base nos fazeres profissionais – as competências –, organizados a partir das seguintes Unidades Curriculares (UCs):

 

Unidades Curriculares

Carga Horária

UC6: Projeto Integrador

Assistente de contabilidade

(12 horas)

UC1: Realizar procedimentos de constituição de empresas

36 horas

UC2: Auxiliar na apuração e cálculo tributários e Fiscais

36 horas

UC3: Realizar procedimentos de departamento pessoal

36 horas

UC4: Auxiliar na gestão financeira de contas a pagar e a receber

36 horas

UC5: Assessorar os procedimentos de escrituração contábil

36 horas

Carga Horária Total

192 horas

 

A UC 6 Projeto Integrador Assistente de contabilidade deve ser ofertada simultaneamente às demais Unidades Curriculares.

 

5.1. Detalhamento das Unidades Curriculares:

Unidade Curricular 1: Realizar procedimentos de constituição de empresas.

Carga horária:  36 horas

Indicadores

·         1. Orienta, sob supervisão, a escolha dos diferentes tipos de empresas e enquadramentos tributários de acordo com a legislação civil e tributária;

·         2. Executa, sob supervisão, o planejamento de abertura/ registro ou alteração de uma

·         empresa de acordo com legislação vigente;

·         3. Executa o processo abertura/registro, alterações contratuais e baixa/encerramento de diversos tipos de empresas, de acordo com a legislação;

·         4. Identifica os órgãos responsáveis pelo processo de abertura, alterações e baixa de

·         empresas de acordo com legislação vigente;

·         5. Orienta, sob supervisão, a aplicação da legislação que norteia os atos de registro, alterações contratuais e baixa de empresas de acordo com a necessidade da empresa.

 


Elementos da Competência

Conhecimentos

● Instituições públicas e privadas relacionadas aos diversos tipos de atividades

empresariais.

● Legislação aplicável ao processo de abertura, alteração e baixa de empresas.

● Tipos societários – conceitos, legislações, enquadramentos, desconsideração da

personalidade jurídica.

● Documentos contábeis: Tipos, finalidades e elaboração relativos a abertura, alteração

e baixa de empresas (viabilidade, documentos dos sócios, procurações, certificado

digital, atas de registro de reuniões societária, contrato social, requerimento de

empresário, certificado de origem, ato constitutivo, estatuto social, alteração

contratual, distrato, baixas, inscrição estadual, inscrição municipal, alvará);

● Órgãos oficiais relacionados ao processo de abertura, alteração contratual e baixa de

empresas: (Junta Comercial, Cartórios, Receita Federal do Brasil, Secretaria de

Fazenda (dos municípios, dos estados e do Distrito Federal), OAB, Administração

Regional (ou prefeitura).

● Custas para abertura, alteração e baixa de empresas: procedimentos, sites oficiais,

documentos de recolhimento de taxas.

● Certidão negativa: definição e principais órgãos que o fornecem (Junta Comercial,

Receita Federal, Caixa Econômica, Estados e Prefeituras).

● Registros empresariais: tipos (atas, contratos, e-mails etc.); regras de redação;

aplicação.

Habilidades

·         Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.

·         Interpretar normas e legislações.

·         Pesquisar dados e informações.

● Analisar dados e registros societários.

● Escrever documentos técnicos;

● Interpretar legislação vigente;

● Identificar os aspectos do próprio trabalho que interferem na organização;

● Comunicar-se de maneira assertiva

Atitudes/Valores

·         Cordialidade no trato com as pessoas;

·         Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe;

·         Sigilo no tratamento de dados e informações;

·         Proatividade das ações pertinentes às rotinas do departamento.

 

 

Unidade Curricular 2: Auxiliar na apuração e cálculo tributários e fiscais

Carga horária: 36 horas.

Indicadores

1. Identifica os tributos quanto a sua competência, seus fatos geradores e alíquotas de acordo com a legislação tributária.

2. Apura a base de cálculo, conforme legislação específica de cada tributo.

3. Calcula o valor do imposto de acordo com a base de cálculo, aplicando-se a alíquota específica de cada tributo.

 


Elementos da Competência

Conhecimentos

·         Operações matemáticas: quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção.

·         Ferramentas de importação e exportação.

·         Legislação tributária: conceito, tipos, competência (municipal, estadual e federal), fatos geradores e alíquotas.

·         Tributos: definição, conceitos e tipos de tributos – taxas, impostos e contribuições de melhorias, suas previsões constitucionais e legais.

·         Apuração de tributos: identificação do tributo, alíquota e valor a ser recolhido.

·         Regimes tributários vigentes e suas características: lucro real, lucro presumido e simples nacional (ME, EPP e MEI).

·         Reflexos: Federal, Estadual e Municipal;

·         Obrigações acessórias e prazos: nota fiscal eletrônica, livros fiscais, declarações obrigatórias e parcelamento de débitos.

Habilidades

·         Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.

·         Pesquisar e organizar dados e informações.

·         Efetuar cálculos matemáticos e financeiros.

·         Elaborar relatórios e pareceres técnicos;

·         Analisar dados e registros.

Atitudes/Valores

  • Responsabilidade no cumprimento de prazos estabelecidos.
  • Sigilo no tratamento de dados e informações.
  • Idoneidade e comprometimento no processo de trabalho.

 

Unidade Curricular 3: Realizar procedimentos de departamento pessoal.

Carga horária:  36 horas.

Indicadores

1. Identifica os recursos necessários para o funcionamento administrativo e contábil, conforme demandas recebidas e processos institucionais.

2. Registra as informações recebidas dos diversos setores da organização, observando sua estrutura, processos internos e interface aos processos contábeis.

3. Efetua, sob supervisão, cálculos relacionados às rotinas de trabalho, conforme acordos, convenções coletivas e legislação aplicada às relações trabalhistas e contábeis.

 


Elementos da Competência

Conhecimentos

·         Forma e importância da atuação do setor contábil nas organizações, atribuições, processos sob sua responsabilidade e documentos relacionados.

·         Legislação trabalhista: conceitos de empregado, empregador, autônomo, avulso, estagiário, relação de emprego; admissão e demissão de empregados, remuneração; jornada de trabalho, férias, poder disciplinador do empregador.

·         Conceito de salário, remuneração, adicionais, benefícios e encargos sociais, intervalos, FGTS e PIS, tipos de contrato de trabalho.

·         Principais obrigações mensais e anuais do empregador:  recolhimento e repasse dos dados para órgãos específicos.

·         Controle e arquivamento da documentação física e eletrônica: procedimentos.

·         Recursos tecnológicos: sistema operacional, software de finanças e contabilidade, comunicação eletrônica e conceito de segurança da informação (boas práticas e backup).

·         Operações matemáticas: quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção.

 

Habilidades

·         Comunicar-se de forma oral e escrita com clareza e objetividade.

·         Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.

·         Interpretar normas e legislações.

·         Pesquisar dados e informações.

·         Ter visão sistêmica da interrelação entre processos e setores da organização.

Atitudes/Valores

·         Empatia no trato com as pessoas.

·         Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.

·         Sigilo no tratamento de dados e informações.

·         Responsabilidade no uso dos recursos organizacionais.

·         Zelo na apresentação pessoal e postura profissional.

 

Unidade Curricular 4: Auxiliar na gestão financeira de contas a pagar e a receber.

Carga horária: 36 horas.

Indicadores

·         Identifica e organiza os fluxos de trabalho necessários aos processos da gestão financeira.

·         Elabora e monitora o fluxo de caixa, de acordo com a movimentação de entrada e saída financeira.

·         Controla e realiza os lançamentos de caixa e banco, conforme a movimentação diária e o extrato.

·         Concilia movimentação financeira de caixas e bancos, por meio da conferência dos lançamentos a débito e a crédito no período.

·         Organiza dados financeiros e elabora relatórios gerenciais, conforme fluxo do processo da Tesouraria.

·         Acompanha pró-labore e lucros.

 


Elementos da Competência

Conhecimentos

·         Emite, sob supervisão, guias de pagamento, conforme orientação tributária, considerando prazos estabelecido.

·         Apura os gastos envolvidos nas operações da empresa, de acordo com a classificação de custos e despesas.

·         Operações matemáticas: porcentagem, regra de três simples, razões e proporções, juros simples e compostos.

·         Contabilidade: conceitos e princípios contábeis, classificação e registro de contas patrimoniais (ativo, passivo e patrimônio líquido) e de resultado (receita e despesa) e Plano de Contas Contábeis e Orçamentário.

·         Organização e importância dos processos de Contas a pagar e a receber.

·         Contas a pagar: organização, fluxo e processos, ordens de pagamento eletrônicas ou físicas.

·         Contas a receber: fluxo e processos, formas de negociação, cobrança e recebimento, procedimentos para emissão, recebimento e conferência de notas fiscais.

 

Habilidades

·         Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.

·         Pesquisar e organizar dados e informações.

·         Efetuar cálculos matemáticos e financeiros.

·         Operar planilhas de cálculos.

Atitudes/Valores

  • Responsabilidade no cumprimento de prazos estabelecidos.
  • Sigilo no tratamento de dados e informações.
  • Idoneidade e comprometimento no processo de trabalho.

 

Unidade Curricular 5: Assessorar os procedimentos de registros de operações

Carga horária: 36 horas.

Indicadores

3. Realiza a conferência das planilhas e relatórios da contabilidade, de acordo com os procedimentos organizacionais.

 


Elementos da Competência

Conhecimentos

·      Atos e fatos contábeis: definição e aplicação, operações passíveis de contabilização, lançamentos contábeis.

·      Características qualitativas da informação contábil-financeira útil.

·      Natureza dos lançamentos contábeis: integralizações, mercadorias, serviços, impostos e encargos sociais, receitas e despesas, provisões diversas, contabilização da folha de pagamento, entre outras.

·      Principais demonstrações financeiras e contábeis: balanço patrimonial; DRE (Demonstração do resultado do exercício); demonstração dos fluxos de caixa e plano de contas; contabilização.

·        Princípios contábeis, classificação e registro de contas patrimoniais (ativo, passivo e patrimônio líquido), de resultado (receita e despesa) e plano de contas contábeis e orçamentário.

·        Método das partidas dobradas: conceito e aplicação.

·        Livros contábeis: definição, importância e regras gerais.

·        Emissão de relatórios e elaboração das demonstrações financeiras: sistemas informatizados.

·        Operações matemáticas: quatro operações básicas, porcentagem, razão e proporção.

Habilidades

·      Administrar tempo e atividades de trabalho.

·      Pesquisar e organizar dados e informações.

·      Efetuar cálculos matemáticos e financeiros.

·      Utilizar termos técnicos nas rotinas de trabalho.

Atitudes/Valores

·      Sigilo no tratamento de dados e informações.

·      Colaboração no desenvolvimento do trabalho em equipe.

·      Atenção e organização na execução do trabalho.

 

Unidade Curricular 6: Projeto Integrador PRÁTICAS EMPRESARIAIS

Carga horária: 12 horas.

O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno. Esta Unidade Curricular é obrigatória nos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, Qualificação Profissional, Aprendizagem Técnica de Nível Médio, Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio, Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio e Especialização Técnica de Nível Médio.

O planejamento e execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão, pois apresentam ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador.

Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas Marcas Formativas do Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

O Projeto Integrador prevê:

·         articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão;

·         criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada com a prática profissional;

·         desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos de maneira autônoma e responsável;

·         geração de novas aprendizagens ao longo do processo;

·         planejamento integrado entre todos os docentes do curso;

·         compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares;

·         espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac:

– domínio técnico-científico;

– atitude empreendedora;

– visão crítica;

– atitude sustentável;

– atitude colaborativa.

1ª Problematização: corresponde ao ponto de partida do Projeto. Na definição do tema gerador, deve-se ter em vista uma situação plausível, identificada no campo de atuação profissional e que perpasse as competências do perfil de conclusão. Neste momento, são realizados o detalhamento do tema gerador e o levantamento das questões que nortearão a pesquisa e o desenvolvimento do projeto. As questões devem mobilizar ações que articulem as competências do curso para a resolução do problema.

Desenvolvimento: para o desenvolvimento do Projeto Integrador, é necessário que os alunos organizem e estruturem um plano de trabalho. Esse é o momento em que são elaboradas as estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização. O plano de trabalho deve ser realizado conjuntamente pelos alunos e prever situações que extrapolem o espaço da sala de aula, estimulando a pesquisa em bibliotecas, a visita aos ambientes reais de trabalho, a contribuição de outros docentes e profissionais, além de outras ações para a busca da resolução do problema.

3ª Síntese: momento de organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Nesta etapa, os alunos podem rever suas convicções iniciais à luz das novas aprendizagens, expressar ideias com maior fundamentação teórica e prática, além de gerar produtos de maior complexidade. É importante que a proposta de solução traga aspectos inovadores, tanto no próprio produto, quanto na forma de apresentação.

 

       Propostas de temas geradores:

·         Proposta 1:  A atuação do Profissional em Práticas Empresariais nos lançamentos contábeis

De todas as funções exercidas pelo profissional de práticas empresariais, uma de suas principais atribuições são os registros contábeis. Estes registros são muito importantes pois se configuram como importante fonte de informação das transações financeiras da empresa e a sua falta, ou o registro incorreto destes dados, aumenta o risco de a empresa sofrer uma crise de fluxo de caixa, gastar dinheiro e perder oportunidades de expansão.

Desta forma, a partir da criação de uma empresa fictícia, propõe-se simular lançamentos contábeis e gerar os demonstrativos: balanço patrimonial e demonstração do resultado. Os lançamentos compreenderão a integralização do capital social e demais origens do capital da empresa, a aplicação dos recursos para início das transações realizadas pela empresa, toda a escrituração, cálculo, registro de folha de pagamento e apuração de impostos.

O docente poderá definir ou solicitar que as equipes escolham um ramo de atuação para a empresa e características como: número de funcionário, tipo de imóvel (próprio ou alugado), desempenho de vendas/comercialização, necessidade de captação de recursos de terceiros, entre outros.

·      Proposta 2: A importância da gestão contábil e financeira para as empresas

Uma gestão contábil e financeira eficaz se torna fundamental para novos investimentos, projetos e planejamentos futuros das organizações.

Neste sentido, para que os alunos possam ser sensibilizados desta importância, sugere-se que o docente apresente a eles casos reais e/ou fictícios de microempresas e/ou pequenas empresas de comércio de bens, serviços e turismo, com as características da realidade local. Estas empresas servirão de análise para proposição de melhorias na execução do processo contábil e financeiro, a partir de alguma necessidade levantada, como por exemplo: a separação de finanças pessoais e corporativas, levantamento de ferramentas de controle e gerenciamento de contas, monitoramento das ações de planejamento relativas à contabilidade, apuração de custos e composição de preços, definição de processos de contas a pagar e a receber e análise de crédito e cobrança, ações de controle e auditoria, rotinas trabalhistas e de pessoal, como também, a simulação de abertura, alteração e baixa de empresas.

A partir desse contexto, os alunos deverão elaborar os processos demandados nessas operações e, para a entrega final, pode-se solicitar a elaboração de recomendação de melhoria, de acordo com o cenário analisado e os dados produzidos.

Com a realização de uma das propostas apresentadas, o aluno poderá demonstrar sua atuação profissional pautada pelas marcas formativas do Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

Outros Temas Geradores podem ser definidos em conjunto com os alunos, desde que constituam uma situação-problema e atendam aos indicadores para avaliação.

Indicadores para avaliação:

Para avaliação do Projeto Integrador, são utilizados os seguintes indicadores:

•       Cumpre as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador.

•       Apresenta resultados ou soluções, de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do Projeto Integrador.

 

12.

 

Bibliografia

 

Unidades Curriculares

UC1: Realizar procedimentos de constituição de empresas

Carga Horária: 36 horas.

Bibliografia básica

·         Caeiro, Marina Vanessa Gomes. Tipos de empresas, Tributos e Obrigações Legais. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2020. (Biblioteca Digital Senac)

FECOMERCIOSP, ABERTURA E ENCERRAMENTO DE EMPRESAS NO BRASIL – Coleção de Cartilhas Jurídicas da FecomercioSP, disponível em 25/03/2020 em: https://www.fecomercio.com.br/upload/file/2016/08/15/4_abertura_de_empresas_no_br

asil_aprov_8ago.pdf

 

Bibliografia complementar

Material/ Apresentação elaborada pelo instrutor do curso.

 

UC2: Assessorar na apuração e cálculo de tributos

Carga Horária: 36 horas.

Bibliografia básica

SÁ, Carlos Alexandre. Contabilidade para não contadores: princípios básicos de contabilidade para profissionais em mercados competitivos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. SENAC RJ, 2009.

Bibliografia complementar

SOUZA, Edmilson Patrocínio de. Contabilidade tributária: Aspectos práticos e conceituais. São Paulo, SP: Atlas, 2018.

Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas brasileiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

 

UC3: Realizar procedimentos contábeis de departamento pessoal

Carga Horária: 36 horas.

Bibliografia básica

PONTELO, J.; CRUZ, L. Gestão de pessoas. Brasília: Senac/DF 7 ed. 2013.

Bibliografia complementar

SHWIFF, K. Contratando pessoas: saiba como recrutar e reter os funcionários mais

competentes. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2014.

 

UC4: Auxiliar na gestão financeira de contas a pagar e a receber

Carga Horária: 36 horas.

Bibliografia básica

CALADO, Paulo S. Trabalhando com cadastro, crédito e cobrança. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2012.

Bibliografia complementar

Administração de contas a pagar, receber e tesouraria: informações necessárias para formar gestores de sucesso. Santa Cruz do Rio Pardo: Ed. Viena, 2017.

 

UC5: Assessorar os procedimentos de escrituração contábil

Carga Horária: 36

Bibliografia básica

Caeiro, Marina Vanessa Gomes. Tipos de empresas, Tributos e Obrigações Legais. São Paulo:

Ed. Senac São Paulo, 2020.

 

Biblioteca Digital Senac

Projeto Integrador Práticas Educacionais

Carga Horária: 12

Bibliografia Básica:

Sem indicação

 

 

13.

 

Certificação

 

Àquele que concluir com aprovação este curso será conferido o respectivo certificado de Qualificação Profissional em Práticas Empresariais, com validade nacional.

 

Para mais informações e inscrições, entre em contato com o Sescon-ES

[1] Os requisitos de acesso indicados neste Plano de Curso consideram as especificidades técnicas da ocupação e legislações vigentes que versam sobre idade mínima, escolaridade e experiências requeridas para a formação profissional e o exercício de atividade laboral. Cabe a cada conselho regional a aprovação de alterações realizadas nesse item do Plano de Curso, desde que embasadas em parecer da Diretoria de Educação Profissional.

 

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