[IMPORTANTE] – Resposta e orientação do SESCON referente ao comunicado enviado pelo SINDICES

Postado por Sescon ES em 25/09/2018 | Categoria: Sem categoria - Sem Comentários

Prezados Senhores (as), boa tarde!

Em resposta ao comunicado enviado pelo presidente do SINDICES aos trabalhadores das empresas de contabilidade, atribuindo ao SESCON/ES postura de “total descaso” com a categoria profissional, afirmando que as empresas “não pretendem conceder qualquer aumento aos seus funcionários”:

A diretoria do SESCON/ES, diante do compromisso assumido junto às empresas que compõem a sua base de representação tem o dever de esclarecer que as afirmações lançadas pelo presidente do SINDICES, são despropositadas e irresponsáveis, especialmente frente à seriedade das negociações que vêm sendo conduzidas pelos representantes do SESCON/ES durante o processo negocial.

Nesse contexto é importante esclarecer que a proposta apresentada pelo SINDICES para a Convenção Coletiva de Trabalho 2018/2019 destoa completamente do cenário econômico vivido pelo Brasil e, em especial, pelo Espírito Santo:

• No primeiro trimestre de 2018 o volume do setor de serviços no Espírito Santo apresentou retração de -0,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
  • O volume de produção industrial no Espírito Santo, na comparação contra igual período anterior, apresentou recuo de -6,0% no primeiro trimestre de 2018, resultado inferior ao registrado no Brasil (+2,9%).
  • O comércio exterior capixaba iniciou o ano de 2018 em retração de -11,28%, totalizando US$ 3,0 bilhões, influenciada pelo recuo de -13,50% nas exportações e de -7,54% nas importações, na comparação com o último trimestre de 2017.
  • O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), a variação acumulada de preços na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) (+0,6%) no primeiro trimestre de 2018 ficou ligeiramente abaixo da média do país (+0,7%).

Mesmo assim, frente a pior recessão econômica da economia brasileira desde 1948, o SESCON/ES, ciente da responsabilidade das empresas para com seus funcionários, apresentou proposta econômica ao SINDICES na reunião realizada no dia 14/08/2019, conforme deliberado pela categoria em Assembleia Extraordinária especificamente convocada.

Desde então, o SESCON/ES tem se colocado à disposição do SINDICES para continuação do processo negocial da Convenção Coletiva de Trabalho de 2018/2019, inclusive firmando compromisso expresso de manutenção da data base.

Por tais razões, a diretoria do SESCON/ES não admite e, por isso, refuta categoricamente, as alegações apresentadas pelo presidente do SINDICES, no e-mail “COMUNICADO IMPORTANTE 06 – NEGOCIAÇÕES COLETIVAS”, e espera que o processo negocial seja concluído dentro da urbanidade necessária às relações humanas e de trabalho.

Enquanto a negociação não é concluída, recomendamos às empresas integrantes da categoria abrangida pelo instrumento coletivo que entrem em contato com o SESCON/ES e realizem  antecipação aos seus empregados reajustando os salários e alimentação de modo a diminuir ou evitar o pagamento de retroativos.

Quanto aos Acordos Coletivos de Trabalho que as empresas possam vir a firmar diretamente com o SINDICES, é importante destacar que eventuais condições obtidas na Convenção Coletiva de Trabalho podem não ser aplicáveis às empresas que firmarem tais instrumentos. Por isso, é fundamental que essas empresas busquem auxílio do SESCON/ES antes de firmar o acordo.

Cordialmente,

Vitória-ES, 25 de setembro de 2018

Dolores de Fátima Moraes Zamperlini

Notify of

Instituições Financeiras

Listagens com os bancos em todo território nacional e créditos para empresa.

Modelos de Documentos

Modelos de Contratos, Procurações, Declarações, Requerimentos e muito mais.

Emissão de Notas Fiscais

Tire suas dúvidas sobre emissão de notas fiscais em vários estados brasileiros.

Programação

Confira nossa programação de palestras e eventos. Clique aqui e faça sua inscrição.

Tabelas Práticas

Tabelas trabalhistas, do Simples Nacional e outras.

Agenda de Obrigações

Confira nossas agendas de obrigações fiscais.

Facilitador Contábil

Links variados de utilidade contábil e empresarial.

Certidões Negativas

Certidões, Dívida Ativa, Simples, Previdência Social.

Desenvolvido por Sitecontabil 2017 - Todos os Direitos Reservados - [ ]